Esperar para revelar as fotos
Quem se lembra da época que tínhamos que esperar horas para revelar nossas fotografias? Pois bem, agora você faz em questão de segundos.
Usar telefone público
Nem sei quando foi a última vez que usei um telefone público e você? Com o uso do celular, acredito que eles não têm mais muita utilidade.
Capacidade do disco rígido
Não reclamem quando seu pen drive de 16 GB não é suficiente para guardar todos os seus arquivos, até porque um pen drive desses já nem é mais um artigo raro, mas quando ainda havia usuários usando um Windows 95 por aí, ter um HD que chegasse 80 MB – eh isso mesmo, MEGABYTES – era considerado um artigo muito luxuoso.
Privacidade
Acho que alguém lendo este post pode achar que tem privacidade, mas com certeza não é total. Claro, cada um cuida de sua própria vida e por aí vai, mas basta você ter uma rede social – coisa que grande parte das pessoas tem – que já vem gente xeretar em sua vida. Mesmo assim, caso você não tenha um perfil, vá para a rua, olhe para o céu e dê um tchauzinho e um sorriso, oGoogle está te vendo (e outros satélites também).
Videocassete
Lê-se “videocassete” para quem não conhece xD. A VHS, como era chamada a fita, dava um trabalho enorme: tinha de ser rebobinada antes de devolver à locadora, tinha de se ajustar o tracking para se ter uma imagem melhor… Hoje, para voltar ao começo de um DVD, basta fechá-lo ou terminar o filme, e a qualidade ainda independe da fita. Ainda existem alguns desses aparelhos por aí, mas com certeza já foram deixados lá no passado.
Escutar música no Micro System
Hoje não precisamos mais, mas já imaginou andar pela rua com um aparelho de som que era do tamanho do seu tórax? Pois bem, essa era a moda nos anos 1980. O que temos atualmente são aparelhos bem menores que possuem um som – não sei se tão alto – mas que é de muita melhor qualidade. Podemos até comparar o pessoal que os usava com os “funkeiros” que andam sem fone por aí...
Monitor e televisões de tubo
Ainda existem alguns sendo usados por aí, mas agora a maioria é plano e fino, como os que temos em casa. Para quem não os conhece, imaginem um monitor ou uma televisão que tenha a tela e mais uns 25 cm de equipamentos atrás dela, tudo isso para gerar uma imagem com uma qualidade não tão boa quanto o de um LCD.
DOS
Quem aí já ouvir no DOS? Esse era um sistema operacional que vinha junto dos primeiros computadores, existiam vários tipos, e servia para acessar programas e tudo o mais antes do Microsoft Windows surgir, era como o Windows Explorer do computador, mas em uma tela branca em que você tinha de digitar para entrar em um programa ou jogo.
Telefone com disco giratório
Sem dúvida você encontrará um na casa de seus avós. Pense em um telefone grande com um disco no meio. Um fato interessante é que o termo discar vem justamente desse tipo de telefone.
Máquina de escrever
Antes da digitação, havia a datilografia. Eram aquelas máquinas grandes que precisávamos colocar um papel e voltar o rolo para o começo quando chegássemos ao final de um parágrafo. Existia até um curso e uma profissão para isso. O datilografo não podia errar uma letra do documento ou senão o papel era perdido, além disso, eles eram muito rápidos no que faziam. Hoje, esse cargo não mais é útil, todo mundo sabe digitar. Sabiam que o disposição das letras no teclado deriva da maquina de escrever?
Peguei lá do minilua.com
Comentários
Postar um comentário