O Brasil inteiro está careca de saber que os carros vendidos aqui são os mais caros do mundo e que os carros nacionais são uma piada pronta. Agora, o que pouca gente nota, é o que acontece no mercado de “luxo”. “Luxo”, no Brasil, equivale a popular na maioria dos países ricos. Vejamos alguns exemplos:
Toyota Corolla – Pense no VW Voyage, ou no Fiat Siena, Corsa Sedã, Fiesta etc. Nos EUA, por exemplo, o Corolla ocupa o mesmo nicho desses modelos. Por dezesseis mil dólares você compra um e dirige de casa para o trabalho, sem ser chamado de magnata. Porque de luxo este carro não tem nada. Absolutamente NADA. É um carro luxuoso para nós, que estamos acostumados com Voyage, Siena, Corsa...Chevrolet Cruze – “Aqui é carro de patrão, lá é carro de ladrão.” Quem disse essa frase não foi muito feliz no comentário. Mas uma coisa é certa. O Chevrolet Cruze nos EUA não é carro de patrão. Ele tem preços a partir de $17 mil dólares e qualquer trabalhador de classe média pode comprar um. No Brasil, só um milionário desmiolado é capaz de desembolsar R$64 mil e ainda correr o risco de ficar sem peças de reposição.
Honda Civic – Quantas vezes já ouvi a frase, “não compro carro zero no Brasil. Aqui, os carros são muito caros, prefiro comprar um usado completo”. Bem, quem faz isso não está errado, afinal, comprar um Civic aqui fica bem mais caro que em outros países. Nos EUA ele custa a partir de $18 mil dólares. Já no Brasil, um zero km beira os 70 mil. Não há dúvidas de que o Civic é um carrão. Mas pagar quase R$ 70 mil num, derruba qualquer bom custo-benefício.
Hyundai Sonata – No Brasil, o Sonata é visto como um carro de alto luxo. Carro de jogador de futebol, artista da Globo, dupla sertaneja, etc. Acontece que nos EUA, o Sonata – aquele mesmo, com oito airbags, considerado um dos carros mais seguros dos EUA – é vendido por $20.990 dólares. Enquanto que no Brasil ele custa cerca de 100 mil reais... O pior de tudo, é que ainda assim existe otário que compra.
Fiat Linea – Ter um Linea, segundo a Fiat, “te deixa mais respeitável”. No Brasil, é claro. Porque no resto do mundo, ter um é sinônimo de estupidez. Nos países em que foi vendido, o Linea não conseguiu se destacar. Mas pasmem! Por incrível que pareça, nem no Brasil. Logo aqui onde damos valor a tudo que vem de fora! Se o Linea não caiu no gosto do brasileiro é porque tem algo muito errado com esse carro. Quanto ao preço, bem, o Linea já saiu de linha nos principais mercados lá fora, mas aqui no Brasil ele é vendido a partir R$52.940. É o mais barato desta lista, mas também...
Não há a menor dúvida de que todos esses carros são bons. O que incomoda é a supervalorização que se dá ao produto e o alto preço. Num país como o nosso, em que carro é sinal de status, não é de se admirar que um Sonata seja tratado como o “suprassumo” dos carros. Para os milionários que querem se destacar dos demais, não há escolha. A única opção é pagar caro, muito caro para comprar um simples Toyota Corolla.
Vi aqui
Comentários
Postar um comentário